quinta-feira, 8 de março de 2012

ALGUMAS DICAS PARA TER UMA CASA MAIS AMIGA DO MEIO AMBIENTE

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

LÂMPADAS FLUORESCENTES
O tipo de lâmpada mais comum nas residências dos brasileiros são as lâmpadas incandescentes, mas as fluorescentes são 80% mais econômicas e duram dez vezes mais. Podem ser mais caras, mas o investimento é compensado no longo prazo.

LUZ NATURAL
Todas as janelas da casa devem ser estrategicamente posicionadas para trazer maior quantidade de luz natural aos ambientes, aproveitando inclusive a ventilação para abrir mão do ar condicionado. Outra solução para aproveitar melhor a luz externa é apostar em ladrilhos de vidro nas paredes e clarabóias no teto.

ELETRODOMÉSTICOS
Procure sempre eletrodomésticos certificados com o selo da Procel, que garante que aquele aparelho necessita de um menor consumo de energia.


RECURSOS HÍDRICOS

VASO SANITÁRIO
Substitua os vasos saniários que gastam cerca de 14 litros quando acionadas as descargas por aqueles de apenas seis litros. A economia pode chegar a até 36 litros de água por dia, considerando uma família formada por três pessoas.

CHUVEIROS E TORNEIRAS
Fique atento a possíveis vazamentos, que podem trazer muito desperdício de água em um curto período. Para reduzir o coonsumo em até 30%, especialistas recomendam chuveiros e torneiras com um dispositivo arejador, que diminue a vazão da água ao mesmo tempo em que aumenta seu volume com a formação de bolhas de ar.

ÁGUA DA CHUVA
É possível modificar o projeto das calhas para que elas armazenem a água da chuva, que pode ser utilizada para regar plantas e lavar o quintal.

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA
A água misturada com sabão utilizada pela máquina de lavar roupa também pode ser reaproveitada para lavar o chão.


CONSUMO CONSCIENTE

O BARATO QUE SAI CARO
Na hora de fazer compras para a sua casa, não leve em conta apenas o preço. Escolha sempre materiais duráveis e de qualidade. Desconfie de produtos vendidos a preços muito inferiotres a outros do mercado. A empresa pode ter essa vantagem competitiva por não seguir as legislações trabalhistas. Seja um consumidor consciente e procure empresas com um modelo de negócios que respeite a sociedade e o meio ambiente.

MADEIRA
Na hora de adquirir qualquer peça de madeira, saiba a origem daquele produto. Compre somente madeira certificada ou de reflorestamento. Assim você tem a consciência tranquila de que não está contribuindo com o desmatamento, um dos males que mais contribuem para as emissões de gases causadores do efeito estufa.

TINTAS
Na hora de dar um novo visual às paredes, lembre-se de que muitas tintas são feitas a partir de componentes toxicos. Tintas ecológicas à base de água são a solução.

HORA DE REINVENTAR
Reinventar seus móveis e objetos de decoração é um jeito de evitar o consumo desnecessário evitando o impacto que seria gerado no meio ambiente durante a produção de um novo item.

Texto de Thalita Fleury

Nenhum comentário:

Postar um comentário