quarta-feira, 2 de maio de 2012
Da tinta ao aço, tudo é "verde" no prédio do eBay
A preocupação das empresas de alta tecnologia com o ambiente não se resume à redução de componentes tóxicos no processo produtivo ou à oferta de equipamentos que consomem menos energia. O eBay Mint Building, localizado na sede da empresa de comércio eletrônico eBay, na Califórnia, tornou-se um exemplo de design sustentável para a companhia.
O eBay optou por adotar materiais recicláveis desde a fundação ao acabamento do edifício inaugurado em outubro de 2008 e certificado pelo Green Building Couincil com o selo Gold LEED como um edificio "verde". O processo inclui o uso de aço 95% reciclado em sua fundação, tintas com menor teor de solventes orgânicos, carpetes e portas de madeira com uma média de 40% de materiais reciclados, bem como a escolha da mobília que usa materiais reciclados e processos de fabricação sustentáveis. A escolha de fornecedores da região também foi pensada para reduzir o impacto do transporte de materiais, o que continua ocorrendo, atualmente, com os suprimentos dos restaurantes do campus de San José.
"As empresas costumam pensar no custo (do uso de materiais recicláveis), mas achamos que vale a pena", avalia Lori Durvall, diretora de sustentabilidade do eBay. Nos proximos 12 meses, o eBay replica a experiência em dois novos edifícios - um centro de dados e outro de serviços ao consumidor- no Estado americano de Utah.
A redução do consumo de energia, além das emissões de carbono em 15%, é uma das principais metas das construções "verdes" do eBay. As janelas de vidro duplo na fachada do Mint Building e espelhos d'água na entrada reduzem a transmissão de calor para os ambientes internos, dando folga ao ar condicionado. Internamente, sensores controlam a iluminação e as persianas, e desligam o ar condicionado em salas de reunião vazias, enquanto divisórias mais baixas colaboram com o aproveitamento de luz natural.
Em um dos cinco andares do edifício nota-se que a iluminação fluorescente, característica dos escritórios, é menos intensa. Esse foi um dos efeitos da redução de potência de 19 mil lâmpadas e 7 mil reatores de todos os edifícios do eBay. O resultado foi uma economia de 40% no consumo de energia com iluminação, que se traduz em U$$ 200 mil por ano.
Na prática, a empresa observou que a iluminação muito intensa chega a incomodar os funcionários, que trabalham diante do brilho do monitor.
O projeto do eBay também envolve o uso de energia limpa, por meio de células de combustível instaladas no subsolo do Mint Builting e painéis solares presentes no topo dos edifícios. "As células de combustível geram 50% da energia do edifício, enquanto a energia solar, em sua capacidade máxima, abastece 18% de todo o campus", observa Lori.
A estratégia sustentável do eBay também exige a mudança de comportamento dos colaboradores. Hoje, 90% dos materiais descartados pelos funcionários são reaproveitados, com a ajuda de algumas medidas que colaboram com a conscientização ambiental. "Em cada mesa há dois cestos de lixo: um para recicláveis e outro para orgânicos", conta Lori. Para jogar fora o que não é reciclável, cada um deve buscar uma das pequenas lixeiras localizadas em salas de reunião. O fato de os cestos serem menores em relação às lixeiras para recicláveis também é proposital. "A ideia é mostrar o quão pequena é a parte do lixo que realmente não podemos reciclar", explica.
Por: Daniela Braun
www.valor.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário