terça-feira, 14 de agosto de 2012

COMO IMPERMEABILIZAR RALOS COM MANTA ASFALTICA

Dona Alzira, minha cliente estava com um problema de infiltração na parede do seu quarto que vinha da calha. Ela me chamou para resolver o problema. Quando fui observar o que estava acontecendo com sua calha, notei que o ralo de vazão da água desta calha estava com umas tricas ao redor, demostrando que a massa de revestimento havia descolado-se dele e por ali estava o motivo da infiltração( revestimento em massa de concreto, areia e cimento... Com a ação do tempo se dilata e se contrai, e por tanto não sevem para vedar ralos, canos de esgoto... A solução que encontrei foi, fazer uma impermeabilização com manta asfáltica ao redor do ralo, para vedar a água que por ali passava. O ideal seria revestir toda a calha com manta asfáltica, más como basicamente o problema era só nos ralos fiz somente o revestimento na região afetada. Vejam algumas fotos:
Vejam que quando comecei a remover a massa que estava ao redor do ralo, o problema era muito mais complexo do que eu imaginava, havia muita massa podre revestindo este cano de vazão da água, massa a base de areia, cimento e cal, e nada a mais. Feita a remoção de toda esta massa velha, limpei bem o local, fiz uma massa com cimento, areia e bianco para fechar o buraco que se formou, e preparei a superfície para receber a manta asfáltica ( se a massa que fixa o seu ralo estiver em bom estado não precisa remove-la, eu só removi esta massa porque ela já estava se soltando, e velha).
Depois de fazer o revestimento com a nova massa de areia, cimento e bianco, esperei o tempo de cura do contra-piso, e dei início à impermeabilização: Primeiro passo: passar um fundo de PRIMER (componente líquido que ajuda na colagem da manta asfáltica) e aguardar a secagem de aproximadamente duas horas, apenas uma demão é suficiente.
Segundo passo: Após a secagem do PRIMER, fazer a colagem da manta asfáltica: começar pela parte interna do ralo, Você corta a manta, faça um cubo de 20 centímetros e cola 10 centímetros para dentro do ralo, deixando os outros 10 centímetros sobressaliente, depois com o estilete corte-a em tiras, veja o cronograma dos passos a seguir: PASSO 1Enrola-se um canudo de manta, que deve ficar 10 cm para dentro do cano e outros 10 cm para fora. Com uma colher de pedreiro aquecida, coleta manta da parte inferior (processo de biselamento). PASSO 2Com um estilete, cortam-se tiras na porção da manta que ficou na superfície e faz-se o biselamento. Nessa etapa, a manta se parece com uma flor, por isso o arremate é chamado de margarida. PASSO 3Recortar mais um quadra do de manta (40 cm), e sobrepô-lo ao ralo. Com estilete, divide-se o centro como se fossem fatias de pizza. O diâmetro da área trabalhada deve coincidir com a abertura do ralo. PASSO 4Empurram-se as pontas (fatias de pizza) para dentro do cano e faz-se o seu biselamento com a colher de pedreiro aquecida. Só então pode-se iniciar a impermeabilização do resto da laje. Fotos abaixo:
veja foto:
Feito isso é só queimar a manta e o primem com o maçarico (cuidado para não queimar demais, você vai perceber que ao fogo, a manta asfáltica quando está no ponto para ser colada, ela parece fritar, ai é só queimar também o primem com a mesma intensidade) e colar na superfície selada com primem. Terceiro paço: Após ter feito o revestimento interno do ralo, e colado as tiras na base, (no chão) você perceberá que parecerá uma flor colada ao chão, ai é só medir o espaço, cortar a manta de modo que caiba neste espaço e a cole por sobre o ralo, veja foto:
Viram como é simples? serviço concluído, agora é só revestir com o contra-piso de volta e está pronto, quero ver estes ralos vazarem de novo... Espero ter podido colaborar para que você possa fazer pequenos reparos de impermeabilização na sua casa, qualquer dúvida deixe sua pergunta, eu prometo responder para tentar sanar sua duvida, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário