quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como trocar um registro d'água sem destruir toda a sua parede

Dia desses tive que trocar o registro do chuveiro que deu defeito depois de algum tempo instalado aqui em casa. Troquei o reparo varias vezes, más não deu jeito, o defeito continuava. Diante desta dificuldade, (nenhum reparo, foi capaz de sanar o problema) não tive outra escolha, senão trocar o registro do chuveiro. Mas como fazer a troca deste registro sem fazer muito quebra-quebra, Já que o meu banheiro está todo revestido em azulejo? 1º)Eu retirei todo o rejunte do azulejo que seria removido, e com a serra mármore, fiz um corte em X neste azulejo, para que quando o removesse, o esmalte dele não me ferisse, e também para que ele não viesse a estourar de uma vez e danificasse os outros azulejos ao seu redor. Uma vez feito o corte em X, com uma marreta pequena e uma talhadeira bem afiada, fiz a remoção do azulejo:
Vejam que os azulejos vizinhos não foram danificados. 2º)Ainda com a pequena marreta e a talhadeira nas mãos, cortei a parede até descobrir o registro defeituoso:

E com um grifo, fiz a retirada do mesmo, de forma bem lenta e com muito cuidado para não estourar o misturador, (conecção branca na foto, do lado direito da foto) senão o estrago seria grande, só que antes tive que cortar o cano do lado oposto ao misturador (porque quando você vira o registro com um grifo, ele se solta de um lado, e rosqueia do outro, como bem disse o amigo Romero Azis, abaixo em seu comentário). Depois que retirei o registro, coloquei uma luva nova no mesmo (bem vedada com teflon, ou "veda rosca") e rosqueei o outro lado ao misturador. Feito isso, foi só colar o cano que foi cortado, à nova luva (lembrando que, eu retirei massa o suficiênte para que o cano tivesse uma movimentação de pelo menos 3 centímetros, para tráz, ou para frente).
Caso você não tenha espaço suficiente em sua parede, ou o cano esteja tão fixo que não permita uma movimentação suficiente, existem disponíveis nos depósitos de materiais para construção, algumas conecções chamadas União colável, ou União rosqueável, que certamente te dará uma flexibilidade suficiente para você efetuar a emenda do seu cano, conecções...

3º)Depois de removido o registro com defeito, efetuei a troca pelo registro novo, e fiz o teste para verificar se não havia vazamentos, vejam o registro com defeito nas minhas mãos e o novo já instalado no devido lugar:
4º)Tudo reinstalado e testado, agora veio o mais fácil, fechar o buraco que foi feito, usando massa com cimento areia e um pouco de cal, e aguardar a secagem para efetuar o revestimento e acabamento final:
5º) E para finalizar, efetuei o revestimento novamente, e rejuntei para fazer o acabamento final. Nem parece que deu todo este trabalhão, vejam como ficou:
E ai, o que acharam? ficou bom? estou aprovado? Esta foi mais uma das minhas peripécias, eu adoro fazer e registrar o que faço, acho isso muito fascinante. Aguardem, muito em breve vou postar mais algumas artes que fiz com a sabedoria que Deus me deu. Pra muita gente isto não é nada, e pode até não ser mesmo, mas para o meu espirito isto é muito bom. É muito bom se sentir, e ser capaz de fazer algo útil, para mim e para os outros também...

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi carolina, bom dia!!! obrigado pelo comentário, fico muito feliz em ter sido útil... espero que este post possa ter ajudado em alguma coisa na sua manutenção hidráulica, tomara que você não tenha precisado usar deste recurso, afinal quebrar a parede já revestida é meio doloroso (da até dó), más se você precisou e conseguiu fazer o menos quebra-quebra possível, eu fico feliz...

      Excluir
    2. Preciso consertar meu registro, me ligue 97720-4184 Eduardo Lopes.

      Excluir
    3. Olá Eduardo,boa noite! me contate pelo email dede.diamante@ig.com.br que te paço meu telefone, não consegui te ligar (falta de crédito rsrs), e nem te achei no wats pra falar com o senhor, obrigado boa noite!

      Excluir
  2. Boa. Mas uma pergunta: como você consegui girar o registro com a chave de grifo para retirá-lo, sendo que ele solta de um lado e entra no outro, nas conexões?
    Não teria que usar uma luva de correr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romero Azis! Muito pertinente a sua observação, eu girei o regitro com o grifo e realmente ele se soltava de um lado e entrava do outro. Eu tive que serrar a luva e colocar outra, me esqueci de colocar ésta observação, se você observar o registro retirado em minha mão, dá pra ver que eu tive que serrar a outra parte, foi bom você ter deixado ésta observação, vou aproveitar para editar o post com a informação correta. Muito obrigado pela observação! abração, bom dia!!!

      Excluir
  3. Boa noite, estou fazendo uma reforma no meu banheiro, mas vou ser radical, vou trocar todo o revestimento, na verdade quero saber se é preciso fazer alguma preparação na parede pra receber o azulejo novo ou se ele pode ser instalado em cima das sobras de argamassa que ficaram na parede?
    Aguardo resposta com urgência, meu banheiro já está todo quebrado, rs!
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniela Barreto! O ideal é fazer uma pequena reparação de reboco na parede. Se as peredes estiverem aplumadas este reboco pode ser bem fino, somente de reparação das estrias de argamassa que sobraram com a retirada do revestimento, para que as paredes fiquem sem irregularidades. Porém se o seu pedreiro quiser assentar o novo revestimento sobre as sobras de argamassa, também é possível, vai demandar apenas de um pouco mais de paciência no assentamento e perícia, más é perfeitamente possível, e não está errado fazer assim. eu porém prefiro reparar as paredes para corrigir todas as imperfeições que podem me atrapalhar no assentamento. Obrigado por ter comentado do meu blog. Espero ter lhe ajudado de alguma fórma. Boa sórte nésta sua empreitada, este quebra-quebra, gera bastante estresse né? rsrs, mande fotos ou comente como ficou a refórma em seu banheiro, adororaria saber...

      Excluir
  4. Oi Dede, tudo bem? Estou com um problemão aqui em casa. O registro geral fica no banheiro e o mesmo é daqueles antigos com 4 pontas es está vazando. Não sei como consertá-lo e nem como trocá-lo, porque sendo um registro geral não há como fechar a água. O que faço?

    ResponderExcluir
  5. Ola Paulo Lucio, boa noite!!! problema difícil em meu caro... A única opção que você tem é esvaziar a caixa d'água para conseguir analisar o que está acontecendo com o registro geral da sua casa. E para isso você precisa fechar o registro de água que tem no cavalete da rua... Se você também não consegue fechar esse registro, experimente prender a boia que tem dentro da caixa d'água para que a água não encha a caixa, para isso é simples, coloque um cabo de vassoura atravessado sobre a caixa e amarre a boia com um arame e a água para de sair pelo cano de alimentação (através da boia) e espere a caixa se esvaziar, se estiver com pressa vai ter que dispensar essa água, abrindo torneiras, descargas... Se não, vá usando a água até a caixa se esgotar e depois faça uma análise do que está acorrendo com o seu registro.
    Se o seu registro for moderno, é possível que haja nos depósitos de materiais para construção, reparos que podem facilmente ser trocados, é só abrir o registro com uma chave de grifo e fazer a troca do reparo, se for um registro antigo, possivelmente você não conseguirá achar uma loja que venda um reparo compatível, nesse caso, você precisará trocar o registro...
    Se você mora em condomínio, o Zelador do seu prédio sabe onde fecha o registro de fornecimento de água para os aptos do seu andar, nesse caso é só solicitá-lo para fechar, e executar o reparo com rapidez, já que outras pessoas ficarão sem o fornecimento de água em todo o andar...
    espero ter ajudado de alguma forma, boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. Em tempo Paulo Lucio, se você não tem acesso à sua caixa d'água ai sim o seu problema é muito mais complicado ainda, nesse caso você vai precisar contratar um encanador para ele analisar o que pode ser feito, espero que você não precise. Se você precisar mesmo trocar seu registro de água, porque eu vejo que o seu é antigo, saiba que existem conecções que podem facilitar o seu trabalho: elas se chamam União Colável, ou União Rosqueável, estas uniões existem em todas as medidas possíveis de tubos, desde meia polegada até 2 ou mais polegadas, veja qual a bitóla do seu cano, provavelmente deve ser 1 polegada e meia, essas conecções te darão uma boa flexibilidade na hora de trocar seu registro. Boa sórte!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi bom dia!
    Estou trocando o meu aq como o senhor fez no seu post mas as outras imagens estão faltando e eu não consigo ver se o que eu estou fazendo está correto, pq só lendo eu não consegui entender muito bem rs. Ja abri o blog em outro servidor mais ainda assim faltam as imagens. O senhor por favor poderia upar de novo as imagens!

    Obrigada!
    Carolina.

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!!!Carolina Moscheta Coqueiro, sabe que agora que você falou que eu percebi que estão faltando as outras fotos? Não sei o que aconteceu??? Vou ver se consigo recuperar essas fotos... Estou preocupado e achando que esta postagem possa ter sido Rackeada, se isso aconteceu ferrou... vou ver se consigo recuperar esta postagem e edito para melhor entendimento de todos, muito obrigado por ter comentado no meu blog! tenha uma ótima noite!!!!

    ResponderExcluir