quarta-feira, 11 de abril de 2012

Você sabe, você pode. Faça você mesmo.

Quem não gosta de dar uma personalizada em algo que é seu,dando a este um visial exclusivo,ou até mesmo um visual comum,mas com o seu toque,com a sua cara.
Em se tratando de construção, ou reforma da sua casa, mesmo você não sabendo fazer a maioria dos serviços, ou não tendo tempo para isto, acho importante e divertido você fazer algo que dê a sua cara, algo que dê um toque de sofisticação...
A casa onde você pretende passar o resto da sua vida, ou boa parte dela, tem que ter a sua cara. Porisso, participe do projeto, seja no desenho, na decoração,na pintura, e por que não, construindo algo que saiba fazer e que não seja algo que precise de conhecimento tão técnico para ser feito, por exemplo: pintar, ou passar uma textura na parede, se você sabe fazer, e quer fazer, porque não fazê-lo. Quer comprar aquele vazo egípcio, ou um quadro de um artista desconhecido e colocar na sua sala, qual o problema? E a questão aqui nem é econômica, é pelo simples prazer de ter em sua casa algo que tem a sua cara, o seu bom gosto, a sua personalidade.
veja o que quero dizer: você tem uma casa que o arquiteto desenhou, e só te perguntou a medida que seria, e quantos cômodos você queria e nada mais. O resto ficou por conta dele e da sua equipe. Legal ter condições para isto, e digo que toda obra precisa mesmo ter profissionais habilitados para executá-la, isto não se discute. Mas a ideia da contrução é sua, porque não fazer o desenho, a execução, a pintura... baseado naquilo que mais se aproxima da sua vontade? E digo isto porque muitas vezes sua vontade é uma, e o profissional quer impor a vontade dele. "Ah, essa cor está fora das tendências, azulejo pequeno não se usa mais, aqui não precisa de corredor, despensa, edicula, quarto de hospedes...
O que precisa valer em uma reforma ou contrução é a sua vontade. Claro as normas de segurança precisam ser cumpridas, veja que não estou falando em economias absurdas e desnecessárias, por exemplo: um traçado de massa precisa de seis latas de areia por duas de cimento, e você quer que o pedreiro economize, usando só uma de cimento, isto está fora de cogitação.
Dia desses estava a caminho de uma pescaria, quando passei em frente a casa do meu amigo Fernando Silvestre, lá estavam ele e sua filha, juntos trabalhando em um pequeno projeto. Eles estavam executando a parte final da construção do quarto daquela garotinha. E eu fiquei encantado, o pai Fez questão de incluir a pequena Sophie de apenas 4 anos, naquele projeto. Quando eu passei por ali, ele estava fazendo algo mais pesado, e a menina pintando uma prateleira, que seria colocada em seu quarto(e detalhe, não era o primeiro contato com as artes, daquela menina. Ela já tinha pintado de cor de rosa, uma casinha do seu cachorro, que juntamente com seu pai, construiu).
Como Sophie já esta crecida, independente e muito inteligente, e o casal precisava agora preservar a garota, dando-lhe autonomia e privacidade. O pai sentiu a nescessiadade de fazer um quarto para a menina, e como sua sala de estar era bastante grande, ele resolveu criar um quarto para sua filha, dividindo aquele espaço. Muito inteligente, ele percebeu que com apenas uma parede, ele conseguiria criar aquele espaço para sua filha. E decidiu fazer uma parade de tijolinho, de barro, assentados para ficar à vista, e adotando visual rústico àquele ambiênte. E para que sua filha tivesse o prazer de dormir naquele quarto, ele aproveitou o gosto que a menina tem pelas artes, e a engajou naquele pequeno projeto. E qual não foi surpresa nenhuma, a menina não via a hora para que isto acontecesse.
Vejam so, como algumas coisas, você mesmo se tiver um pouco de noção pode fazer tranquilamente. Meu amigo não é pedreiro, e nem tem pretenção de ser, mas quis dar o seu toque no quarto novo que criara para sua filha:
Imagine quando ele der um verniz, ou celadora nesta parade de tijolinhos, vai ficar uma beleza.
E você pensa que ficou só nisso? Ele também está dando uma cara nova à entrada do seu terreno, deu início ao muro. Preste atenção em alguns detalhes: Os blocos estão bem assentados, sem buracos, rebarbas... O número da residência foi pintado à mão. O espaço para receber as cartas, devidamente coberto, e bem acabado, e por fim o espaço da caixa do leitor de energia, já dado início, faltando o acabamento final. Perfeito como um profissional pedreiro, mas feito por alguém que simplesmente gosta de dar o seu toque, e personificação naquilo que é dele e que cuida com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário