domingo, 11 de maio de 2014

Escada em leque, uma boa opção pra quem esta sem espaço para construir uma escada reta tradicional

Semana passada um cliente me pediu pra fazer uma escada pra ele e o espaço que ele tinha era tão minimo que fiquei preocupado em não conseguir fazer uma escada confortável em tão pouco espaço.
Porem ele mesmo me deu uma boa opção para resolver o problema. A partir de uma foto que ele retirou na internet e imprimiu me deu uma luz para conseguir fazer uma escada confortável mediante a dificuldade de espaço...
Ele tina um espaço de 3,00 metros de parede por 2,60 de pé direito(altura)se fosse fazer uma escada comum descontando um espaço de pelo menos 0,60 de entrada ficaria 2,40x 2,60, ou seja quase impossível fazer uma escada sem ficar pesada,(muito alta e pouco espaço pra pisada...)
A escada em leque me deu a opção de fazer em um espaço de 1,00 por 0,90 4 degraus que elevaram a altura de saída para a escada reta tradicional, sem diminuir muito a metragem de parede e diminuindo a altura do pé direito (ficou 204 de parede por 170 de pé direito) que me deu condições a partir dai fazer uma escada mais confortável...
A única desvantagem da escada em leque é referente a um dos lados dela que praticamente morre a zero, tornando pelo menos um terço do degrau inaproveitável para a pisada, mais não deixa de ser uma ótima opção para quem está sem espaço para construir uma escada....
Vejam algumas fotos de como ficou o trabalho e tirem suas conclusões:








13 comentários:

  1. Muito bom Parabéns , estou com o mesmo problema de espaço para a escada, e queria saber se posso colocar após o leque vigas treliçadas na continuação da escada até o primeiro andar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo!
      Obrigado pelo elogio!!!
      Nessa escada usei a forma de laje maciça, porem você pode tranquilamente usar vigas treliças para fazer os degraus acima do leque, sem problemas. Eu até prefiro esse tipo de montagem de escada, porém meu cliente optou por esse método e eu assim o fiz.
      No seu caso eu faria o mesmo que você está pensando pois será mais rápido e fácil a execução do seu projeto...

      Excluir
  2. Olá boa noite tem como fazer uma escada caracol em um espaço de 1 metro por 1 metro por favor me responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a) tem como sim! más essa escada precisa ser daquelas pré montadas...
      O único problema é que com um vão de 1,00 por 1,00 os degraus ficarão com 0,50 centímetros de largura...

      Excluir
  3. Olá boa noite tem como fazer uma escada caracol em um buraco para o segundo andar de 1metro por 1 metro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a) boa noite! Tem como sim, mas essa escada tem que ser daquelas pré montadas...
      O único problema é que em um vão de 1 mt por 1 mt os degraus ficarão com cinquenta centímetros de largura por que o vão corresponde os dobro da largura dos degraus, ou seja, você tem um metro de largura, os degraus ficarão com 0,50 centimetros...

      Excluir
  4. Olá amigo ( a) boa tarde! Sim, tem como fazer uma escada caracol em um vão de 1 mt x 1mt, o único problema é que os degraus ficarão um pouco estreitos, serão de 50 centímetros já que o tamanho do vão corresponde ao dobro do tamanho dos degraus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Tenho uma casa terrea com corredor externo de 1.50m de largura. Como quero transformar lá em um sobrado. Gostaria de construir a escada nesse corredor e integra lo a sala. Quero saber se posso fazer uma escada em u. De 1.5m de largura por 1.50 de comprimento. altura da laje é de 2.80m

      Excluir
    2. olá Angel Black, desculpa pela demora em responder, estive em uma obra que me ocupou dia e noite e por isso acessei pouco a net, o espaço de 1,50 de largura e meio curto para uma escada U porque praticamente esse espaço se dividirá em dois e ficará um pouco estreita,porém se isso não for um problema pra vc tudo bem, você terá uma escada de 65 a 70 centímetros de largura...

      Excluir
  5. Boa tarde. Pretendo construir um sobrado pequeno, porem no inicio desejo fazer somente a parte de baixo e só depois de algum tempo a parte de cima. Mas como pretendo me mudar logo pra parte de baixo, minha dúvida é: como deixar o vao da escada pra subir, sendo que não vou construir logo em cima e desejo morar logo na parte de baixo? O que eu faria pra cobrir o vao da escada?

    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Edu, você pode perfeitamente construir sua casa e deixar o vão referente à escada devidamente estruturado e fechado junto com a a laje e depois quando for construir em cima vc corta a laje que já estará devidamente estruturada para receber a escada, porém se vc não quiser desperdiçar material vc pode deixar o vão, fazer uma parede em volta do mesmo com altura de um ou dois tijolos e depois cobrir com telha de amianto ou equivalente, dessa forma vc perderá menos tempo pois não precisará demolir esse vão e não desperdiçará tanto material já que poderá reutilizar as telhas outros fins... desculpa pela demora em responder, estou numa correria só...

      Excluir
  6. Boa noite. Tenho espaço de 2,85 de piso por 3,30 de altura. Qual seria a altura do leque? E quantos degraus teria a rampa acima do leque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo (a), desculpa pela demora em responder estou numa correria terrível...
      O espaço que vc tem disponível ai é bem reduzido em? O maior problema é com relação à altura que é maior que o espaço que tem, e nesse caso de qualquer forma sua escada ficará bem pesada, vou tentar fazer uns cálculos para ver se consigo uma medida que seja o mais confortável possível pra tí, amanhã à noite de dou um retorno...

      Excluir