Neste fim de semana deixei de praticar meu esporte predileto, e de rever meus amigos, para dar continuidade à reforma que estou fazendo na casa do Freitas.
Quando começamos eu tinha dito para ele que não trabalharia aos domingos, más neste momento tinhamos chegado ao ponto mais importante da reforma, precisavamos encher a laje sobre sua cozinha, e precisava ser durante o fim de semana porque é sempre o dia que se consegue achar um bom amigo, ou um parente dedicado que esteja disposto a ajudar...No sabado nós se dedicamos ao escoramento da laje e dos beirais, colocação das vigotas e lajotas, armação e amarração das ferragens...
Oh trabalho duro! ficamos até ao anoitecer escorando esta laje. Tive que dormir lá, e ainda sobrou algúns resquícios para o dia seguinte. Acordamos as 06h00 e mãos à obra... Graças a Deus, os amigos que o Freitas tinha convidado vinheram todos e chegaram no horário combinado, pessoal bom de serviço viu, chegaram e já foram logo se encarregando de ajudar a dar os últimos ajustes no que ainda ficou faltando.
Vejam algumas fotos do antes e depois, para vocês comparárem o que eu, com a ajuda do meu cliente e amigo Freitas fizemos em sete dias, foi paulera, más deu tudo certo, graças a Deus.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Reformas nem sempre são tão simples quanto parece
Estou reformando uma cozinha na casa do meu amigo Wagner Freitas, e o serviço tem sido duro e pesado, más nos estamos vencendo barreiras e transpondo obstáculos, e com muito esforço estamos quase chegando lá, no final de semana com fé em Deus vamos conseguir bater a laje na cozinha dele.Vejam passo a passo o que já fizemos, como as surpresas tem aparecido, más isso não nos tem assustado e estamos com o cronograma ainda mais ou menos em dia, se não houver mais nenhuma novidade, acredito que vamos conseguir cumprir nossas metas...
Primeiro passo, retirar algumas telhas, escorar o madeiramento para sustentar as que ficarão, e arrancar o forro de estuque (forro antigo feito de madeiras entrelaçadas por cima e eucatex como acabamento).
Vejam só quanta madeira velha, e entulho que saiu debaixo deste telhado...
Feito a retirada das telhas e do forro, a etapa seguinte foi reforçar as estruturas da casa para que suportem o peso da laje que esta receberá, foi um quebra-quebra só...
Em apenas cinco dias de serviço, fizemos todo este processo: retirada do telhado, escoramento do madeiramento que continuará, quebra e reforço das paredes e estruturas que receberão a laje, montagem das ferragens, fechamento e preenchimento das colunas e vigas de sustentação com concreto, e agora só falta fazer o escoramento da laje e revesti-la em concreto, se o tempo ajudar, mais dois dias e a primeira etapa estará realizada, restando só o acabamento final, reboco e revestimento com pisos e azulejos novos.