Hoje pela manhã fui dar um suporte para uma cliente que ha uns dois anos fiz uma reforma na instalação elétrica da casa dela.
Troquei toda a fiação, coloquei os fios nas cores certas e bem dimensionados, além de trocar os fios, troquei também as tomadas, os interruptores, os disjuntores e o dispositivo DR (Diferencial Residual), que protege toda a instalação elétrica de surtos ou curtos circuitos, desligando a energia antes que algúm aparelho se danifique.
Este dispositivo protege também a adultos e crianças de sofrer choques elétricos, e desarma antes que se acidentem.
Obrigatório em todas as residências desde 1997. Ocorre que muitas pessoas não estão gostando muito de ter este disjuntor em casa, porque ele praticamente não aceita gambiarra, não aceita emendas de fios sem isolamento, nem aparelhos velhos que tenham fios internos soltos, encostando na carcaça do aparelho. Sempre que este aparelho detécta ésta fuga de energia ele desarma, e então algumas pessoas estão achando que o DR é um incomodo, quando na verdade este dispositivo é tão necessário e eficiente que póde salvar vidas, e até mesmo impedir que um incendio aconteça em uma residência.
Ainda bem que ésta minha cliente entendeu muito bem a utilidade do dispositivo DR da sua residência. Destes dois anos pra cá, que foi o tempo em que fiz a reforma da sua instalação elétrica, o dispositivo desarmou por duas vezes, na primeira vez, um fio solto na máquina de lavar roupas que estava encostando na carcaça éra o causador dos desarmes, e hoje éra a bomba do aquário dos peixes que estava em curto, o causador do problema, resolvidos os problemas paralelos e alheios à instalação elétrica, todo o sistema voltou a funcionar normalmente.